Mostrando postagens com marcador São Paulo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador São Paulo. Mostrar todas as postagens

sábado, 19 de outubro de 2013

Ubatuba - SP

Ubatuba tem o litoral mais preservado do Estado de São Paulo. A natureza é muito presente em todas as praias e o verde está por todos os lados. No mar e na Mata Atlântica. Ubatuba é famosa entre os surfistas e entre as famílias que querem paz e sossego junto a mata e em praias mais desertas.

Assim como em São Sebastião, as estradas da região são íngremes, sinuosas e durante as chuvas e neblinas ficam um pouco perigosas. Mas é só dirigir devagar e com atenção que não tem erro. No caminho até Ubatuba é possível ver pequenos pedaços do mar e de algumas praias paradisíacas da área. Pena que não tenha mirantes e nem acostamento na pista, então melhor nem tentar parar o carro para fotografar. 

O mar encontra a Mata Atlântica de forma especialmente intensa em Ubatuba. A mata atlântica é densa e as chuvas são constantes. Não é a toa que a cidade leve o apelido de “Ubachuva”. E talvez por isso, ou por azar mesmo, dos quatro dias em que passamos em Ubatuba, os quatro choveram. E as praias? Uma mais linda que a outra. Mesmo com chuva. E tem para todos os gostos. 

Com cerca de 100 km de costa e aproximadamente 100 praias, Ubatuba é um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro. São praias, cachoeiras, trilhas, rios, ilhas e muitos locais de visual paradisíaco. Boa parte do município está localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e do Parque da Bocaina, o que faz de Ubatuba paraíso do ecoturismo e do turismo de aventura. Suas matas também são famosas por serem um ótimo lugar para a observação de pássaros (bird watching). E no centro da cidade se encontra uma das unidades do Projeto Tamar, que estuda as tartarugas Marinhas.

Minha dica para quem for a Ubatuba é visitar as praias da Puruba, Prumirim, Felix, Itamambuca, Vermelha do Sul e da Fortaleza. Pra quem gosta de natureza e de lugares bonitos, essa é a dica. Itamambuca é um ótimo lugar para você ficar hospedado. Fica a 15 km da cidade e perto das praias do norte. Quem prefere mais estrutura pode ficar mais perto do centro da cidade, bem mais urbano e com tudo próximo.

Ubatuba tem o aconchego da casa do mato com as ótimas opções de praias da região. Em todo lugar você pode ver pássaros coloridos, tucanos, cultura caiçara e boas ondas. Ainda voltarei muitas vezes para Ubatuba. Pena que a chuva foi incessante e não pude fazer as fotos que gostaria. Mas uma coisa é certa: com ou sem chuva, Ubatuba é abençoada pela mata Atlântica e bonita por natureza. Passei ótimos momentos lá e recomendo essa viagem. 

Onda cheia de areia na Praia Vermelha do Sul.

litoral sul de ubatuba 

 arte na casa. praia do lázaro.


 carangueijos de itamambuca

 Entre o bairro e a praia, existe um pequeno rio em Itamambuca. 
Quem pode vai de barco, mas mesmo sem o barco é possível fazer a travessia caminhando. 

 Praia do Félix

 Canto Sul de Itamambuca

 Golfinhos na Praia do Prumirim

 Projeto Tamar Ubatuba

Praia do Felix



Old is Cool. O aparelho de som aí da foto foi um dos mais modernos de sua épóca.

 Saíra-Sete-Cores


Sabiá-Laranjeira no canto sul de Itamambuca

Quatro dias em Ubatuba, e quatro dias com chuva. A fama de "Ubachuva" ser boa pros sapos até que não pareceu tão mentira assim. Esse figura aí amanheceu embaixo de minhas pranchas.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Maresias & São Sebastião (SP)

O litoral norte de São Paulo talvez seja o pedaço mais bonito do litoral brasileiro. A beleza muito presente da exuberante Mata Atlântica, o festival de aves coloridas, várias cachoeiras e as muitas praias de mar verde e águas cristalinas. Impossível não se encantar. Só não vão gostar de São Sebastião aquelas pessoas que gostam de praias asfaltadas, concretadas e com shopping centers. Essas preferem o conforto do Guarujá. O bom de São Sebastião e de Maresias é mesmo curtir a natureza.

Passei quatro dias em São Sebastião Maresias agora no final de junho. Infelizmente os quatro dias com muita chuva, o que definitivamente prejudicou as fotos. Mas em Maresias não tem tempo ruim. O visual dessas praias é bonito até debaixo d´água. São 100 km de praias, enseadas, ilhas

São mais de 30 praias, todas com um visual belíssimo e para todo tipo de gosto. Tem as praias com ondas poderosas, como a Paúba e Maresias, tem as praias de ondas mais suaves, como a Baleia e praias onde nunca quebram ondas como a Barra do Sahy. A maior dificuldade é escolher uma delas. 

A praia mais famosa de São Sebastião é mesmo Maresias, o point paulista que possui uma das melhores ondas do Brasil. Maresias é charmosa, rodeada de montanhas e cheia de mansões em seus 4 kms de areias brancas e mar limpo. É um pouco estranho chegar nas praias onde a orla foi inteiramente vocupada por casarões. O litoral paulista tem muito disso. Embora seja agressivo demais ter a praia toda ocupada por construções de todos os tipos e o povo só chegar até a praia através de passarelas espremidas entre mansões e condomínios, isso não tira a beleza de Maresias. Areias brancas, ondas perfeitas e muita vegetação em toda a orla. Para onde você olha se vê belezas naturais e arquitetônicas. 

Maresias começou a ser frequentada pelos surfistas, que iam até a região atrás de boas ondas e rapidamente ganhou fama e status. A beleza dessa praia e a fama de suas ondas catapultaram Maresias a categoria de um dos points mais quentes do litoral brasileiro. A cidade possui uma boa infraestrutura turística com bares, restaurantes, hotéis, pousadas campings e, dependendo da época, boas casas noturnas.

No verão, Maresias é movimentada, agitada e sempre cheia. No inverno o visual é quase bucólico e as praias são vazias, frequentadas apenas por surfistas, pescadores e pessoas que gostam de curtir bons momentos junto a natureza.

Dica: Como as ondas de Maresias são fortes, é bom tomar cuidado com as crianças. O canto esquerdo da praia é mais calmo, enquanto no canto direito as ondas e as correntezas são mais intensas. 


Barra do Sahy
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
Maresias
 
Maresias
Maresias
Maresias
 Maresias
 Maresias
Maresias
Maresias
Barra do Sahy
Barra do Sahy

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Guarujá, São Paulo.

 

Segundo dizem, o Guarujá é a “Pérola do Atlântico”. Localizada a 80 km de São Paulo, na Ilha de Santo Amaro, o Guarujá é um dos destinos turísticos mais visitados do litoral paulista. O “Guarú”, como é chamado pelos íntimos, possui muitas praias, algumas bonitas, outras “cinza” demais. O concreto impera. É comum ver edifícios inteiros construídos em cima dos costões e todas as praias têm construções em excesso. Tem gente que gosta, outros que odeiam. 

A cidade possui trilhas, mirantes, praias, ilhas, fortes e fortalezas, além de ótimos picos para a prática do surf, principalmente na Praia do Tombo, que recebe o selo Praia Azul,a mais alta certificação ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo (embora muitas praias do Brasil sejam melhores, mais limpas e mais organizadas que o Tombo).

As diferenças sociais também são bem visíveis no Guarujá. Nas primeiras quadras (ou quarteirões), somente bonitos prédios e casarões, e a riqueza enche os olhos de quem passa. Apenas algumas ruas pra trás, gente simples e diversas favelas. E falando nisso, é bom abrir os olhos: o índice de roubos e de assaltos é sempre alto no Guarujá, inclusive na beira da praia. Ande somente com o necessário e não deixe nada de bobeira no carro. Recebi diversas orientações relativas a segurança quando cheguei no Guarujá e isso talvez tenha me impactado negativamente de alguma forma. Mas tenho que falar a verdade: mesmo com tudo isso, passei ótimos momentos na Praia do Tombo, nas Astúrias e nas Pitangueiras e posso dizer que, embora prefira a natureza das praias do litoral norte, até gostei do equilíbrio estranho do concreto com o oceano. 

Onde comer e onde ficar não são nenhum problema por aqui. Não faltam é hotéis, restaurantes, lancherias e pousadas. A infra estrutura turística é excelente mesmo nos tumultuados meses de verão. 

Apesar de ter crescido desordenadamente e sem respeitar as riquezas naturais da região, a cidade ainda conserva um pouquinho de sua bela mata nativa, e não é raro observar belas aves e alguns animais silvestres. 

Não pude tirar mais fotos porque choveu demais nos três dias em que fiquei no Guarujá.

Praia do Tombo

As construções invadem morros, costões e praias. O crescimento foi desordenado e agressivo, mas estranhamente existe um equilíbrio entre o oceano, a mata e o concreto.

 A natureza é exuberante até mesmo durante o inverno.

No Guarujá visitamos o Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América do Sul, onde se pode conhecer um pouco da vida marinha da região e de outros pontos do país. Acho que toda grande cidade costeira deveria ter um desses. A melhor maneira de se fazer uma verdadeira educação ambiental é fazr com que as pessoas conheçam e gostem da natureza. Só assim irão pensar em protejê-la. Recomendo a visita.