sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Guarujá, São Paulo.

 

Segundo dizem, o Guarujá é a “Pérola do Atlântico”. Localizada a 80 km de São Paulo, na Ilha de Santo Amaro, o Guarujá é um dos destinos turísticos mais visitados do litoral paulista. O “Guarú”, como é chamado pelos íntimos, possui muitas praias, algumas bonitas, outras “cinza” demais. O concreto impera. É comum ver edifícios inteiros construídos em cima dos costões e todas as praias têm construções em excesso. Tem gente que gosta, outros que odeiam. 

A cidade possui trilhas, mirantes, praias, ilhas, fortes e fortalezas, além de ótimos picos para a prática do surf, principalmente na Praia do Tombo, que recebe o selo Praia Azul,a mais alta certificação ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo (embora muitas praias do Brasil sejam melhores, mais limpas e mais organizadas que o Tombo).

As diferenças sociais também são bem visíveis no Guarujá. Nas primeiras quadras (ou quarteirões), somente bonitos prédios e casarões, e a riqueza enche os olhos de quem passa. Apenas algumas ruas pra trás, gente simples e diversas favelas. E falando nisso, é bom abrir os olhos: o índice de roubos e de assaltos é sempre alto no Guarujá, inclusive na beira da praia. Ande somente com o necessário e não deixe nada de bobeira no carro. Recebi diversas orientações relativas a segurança quando cheguei no Guarujá e isso talvez tenha me impactado negativamente de alguma forma. Mas tenho que falar a verdade: mesmo com tudo isso, passei ótimos momentos na Praia do Tombo, nas Astúrias e nas Pitangueiras e posso dizer que, embora prefira a natureza das praias do litoral norte, até gostei do equilíbrio estranho do concreto com o oceano. 

Onde comer e onde ficar não são nenhum problema por aqui. Não faltam é hotéis, restaurantes, lancherias e pousadas. A infra estrutura turística é excelente mesmo nos tumultuados meses de verão. 

Apesar de ter crescido desordenadamente e sem respeitar as riquezas naturais da região, a cidade ainda conserva um pouquinho de sua bela mata nativa, e não é raro observar belas aves e alguns animais silvestres. 

Não pude tirar mais fotos porque choveu demais nos três dias em que fiquei no Guarujá.

Praia do Tombo

As construções invadem morros, costões e praias. O crescimento foi desordenado e agressivo, mas estranhamente existe um equilíbrio entre o oceano, a mata e o concreto.

 A natureza é exuberante até mesmo durante o inverno.

No Guarujá visitamos o Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América do Sul, onde se pode conhecer um pouco da vida marinha da região e de outros pontos do país. Acho que toda grande cidade costeira deveria ter um desses. A melhor maneira de se fazer uma verdadeira educação ambiental é fazr com que as pessoas conheçam e gostem da natureza. Só assim irão pensar em protejê-la. Recomendo a visita.

Um comentário:

  1. Esta no Guarujá vc tem q conhecer o morro do maluf!!
    É um dos visuais mais lindos do Guarujá! Vale a subida tanto de carro quanto a pé em dias de sol e até mesmo em dias nublados para ver o mar de lá do alto! Lindo!
    O Morro do Maluf é um dos meus lugares favoritos aqui em Guarujá, além de ter a vista das duas das melhores praias inteiras (Enseada e Pitangueiras) tem um Hotel(Grand Hotel Guarujá) muito aconchegante e com a melhor vista q já vi!!!

    ResponderExcluir