segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Trindade & Paraty





Cidade histórica e Patrimônio Histórico Nacional, Paraty é tão charmosa que parece uma cidade cenográfica. Caminhar em suas ruas é como voltar no tempo. A cidade foi fundada em 1667 e era o destino final da antiga estrada real, que trazia ouro e diamantes do interior de Minas Gerais até os navios que saíam de Paraty com nosso ouro e minério. 

Localizada a 30 km ao sul de Paraty, no exato ponto que divisa os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, está a Vila de Trindade, uma das mais belas regiões do estado do Rio de Janeiro.

Trindade foi descoberta na década de 70 pelos hippies e pelos surfistas. A beleza natural da região era tão grande que logo ganhou fama. Hoje turistas do mundo inteiro vão a Trindade atrás de suas praias paradisíacas e de suas cachoeiras. 

Trindade já foi habitada por índios, piratas e portugueses, possui lendas de navios e de tesouros, e hoje sobrevive do turismo e da pesca. Cercada e protegida pela Mata Atlântica, estão as famosas praias do Cepilho (o point dos surfistas), as Praias de Fora e do Meio, com suas águas calmas, bares e restaurantes, e a praia do Cachadaço, onde ficam as famosas piscinas naturais de água cristalina. 

As cachoeiras também são famosas na região. E a mais famosa delas é a pedra que engole, onde uma gruta fica embaixo da queda d´água que “engole” os banhistas. É possível entrar e sair tranquilamente da caverna com facilidade e a sensação é incrível.

Durante o ano Trindade é calma e pacata. Durante a temporada de verão é movimentada e agitada. Mas sempre linda. A maioria das acomodações é simples e os restaurantes servem diversos tipos de comidas.

A observação de pássaros também é muito praticada em trindade. Tucanos, saíras, periquitos, sanhaços, Ttiés e uma enorme quantidade e variedade de aves podem ser observadas em todas as praias, trilhas e matas da região. 

Na década de 70, grupos internacionais associados a brasileiros mal intencionados, tentaram expulsar as famílias que viviam no local para construir um resort de luxo. Os habitantes locais se uniram e conseguiram expulsar os invasores. Mas a verdade é que alguns grupos, aliados a políticos gananciosos continuam querendo tomar a cidade dos nativos. Aos poucos o IBAMA vai retirando as construções dizendo que essas estão invadindo o Parque da Serra da Bocaina e que os habitantes não tem escritura pública e se apossaram das terras. Dizem que existem forças poderosas por traz dessas ações, nada diferente do que tem acontecido com Angra dos Reis e Ilha Grande.   Segundo relatos, a falta de união e de organização entre os moradores é um dos grandes problemas de Trindade e ainda hoje existe entre a população o medo de que o governo use sua força e suas artimanhas para expulsar a população local e nativa.

Em Trindade não existem bancos 24 horas e nem caixas eletrônicos, mas a maioria dos estabelecimentos passa cartão de crédito/débito. 

TRINDADE
Praia do Cachadaço



Praia de Fora

 Piscinas naturais na Praia do Cachadaço















PARATY
















   







Nenhum comentário:

Postar um comentário