domingo, 15 de fevereiro de 2015

AS REGRAS DO ECOTURISMO



O Ecoturismo é uma das atividades turísticas mais prazerosas que uma pessoa pode experimentar. Ir a lugares onde pouca gente vai, experimentar sensações intensas junto à natureza e olhar de perto as belezas naturais de uma região são experiências únicas. Mas claro, da mesma maneira que alguém que visita grandes cidades turísticas corre alguns riscos (acidentes, assaltos, etc), as atividades de ecoturismo e de turismo rural oferecem algum eventual risco aos visitantes, como escorregões, insolação, afogamento ou contato com animais peçonhentos.

Em mais de 30 anos de contato com a natureza, nunca tive um único acidente ou contratempo, provavelmente porque sempre respeitei algumas regras de segurança que foram fundamentais para a minha segurança. Segue aqui as principais (e valiosas) regras para os ecoturistas.

- Procure utilizar guias e agências autorizadas a operar com ecoturismo. Isso vai lhe economizar tempo e vai ajudar você a evitar problemas. Verifique sempre se o guia conhece bem a região e se ele tem treinamento em primeiros socorros e kit de primeiros socorros.

- Sempre leve uma mochila com água, repelente, protetor solar, telefone (ou rádio), apito, lanterna e algum alimento. Também é indicado você levar um kit de primeiros socorros e alguns medicamentos básicos para o caso de algum acidente ou mal estar.

- Leve sua máquina fotográfica e registre as belezas naturais dos locais que visita.

- Nunca, em hipótese alguma, deixe resto de alimentos, latinhas de refrigerante/cerveja ou qualquer tipo de lixo nos lugares que você visita. A poluição é algo abominável e indesejável em qualquer passeio ecológico. Sempre leve sacolas plásticas para recolher o seu lixo e o descarte somente em lugares apropriados (longe da natureza).

- Sempre use roupas e calçados apropriados para o tipo de passeio que você vai fazer.

- Música alta além de não combinar com ambientes naturais, só demonstra que você não respeita o gosto ou a paz das outras pessoas. Use fones de ouvido!

- Honre e preserve seu bom humor e esteja sempre disposto a colaborar. Na natureza somos muitos mais fortes quando estamos unidos. E ninguém quer fazer um passeio no meio do mato com uma pessoa “mala”.

- Se informe sobre a previsão do tempo e leve roupas adequadas. Chuvas são especialmente perigosas para quem vai visitar cachoeiras e canyons.

- Procure fazer passeios e trilhas adequadas ao seu preparo físico. Muitos dos locais bonitos que vemos nas fotos só são acessíveis por trilhas que exigem algum esforço físico.

- Não se arrisque em trilhas com pessoas desconhecidas ou despreparadas. A inconseqüência e a ousadia são grandes atalhos para grandes problemas.

- Em lugares de mata fechada ou de difícil acesso, recomenda-se o uso de bússola e mapa ou carta topográfica.

- Só pratique ecoturismo em trilhas e locais oficiais, devidamente mapeados.




- Avise amigos ou familiares sobre os passeios que vai fazer e a que horas pretende voltar. Isso pode ajudar muito se você tiver algum problema. Se ninguém souber onde você está, ninguém pode organizar um resgate.

- Em caso de problemas, mantenha a tranqüilidade, procure acalmar os mais nervosos e nunca divida o grupo. Procure acompanhar o leito dos rios, se preciso use como referência o barulho das corredeiras e cachoeiras. Os rios sempre levarão você fazendas ou a povoados.

- Se você tem um jeep ou camionete 4x4, evite andar fora das estradas. Assim você evita atropelar pequenos animais silvestres e a danificar tocas ou resquícios arqueológicos.

- Nunca leves drogas ou bebidas alcoólicas em passeios pelo mato ou em lugares que tem cachoeiras ou rios. Além de ser uma tremenda imprudência, é algo incompatível com esse tipo de passeio. Pessoas alcoolizadas ou drogadas cometem mais erros, são mais arrogantes em relação a natureza e deixam muito mais sujeira por onde passam. Deixe para tomar aquela cervejinha no momento em que você retornar para casa ou para a pousada.

- Respeite a natureza acima de tudo e minimize os impactos ambientais causados pelo seu passeio.
Nunca mate qualquer tipo de animal ou de planta. Toda e qualquer espécie é muito importante para o equilíbrio do meio ambiente.

- Não mergulhe em locais que você não conhece nem fique pulando de cachoeiras. O número de acidentes fatais nesse tipo de “brincadeira” é muito mais alto do que você imagina.

- Procure comprar comidas e mantimentos nas comunidades que você visita. Além de contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades, você provavelmente consumirá alimentos mais saudáveis e naturais.

- Nunca, em hipótese alguma, faça fogueiras ou jogue cigarros em locais de vegetação seca. As queimadas matam centenas de animais, aniquilam florestas e podem colocar sua própria vida em risco.




Da natureza nada se tira a não ser fotos.
Nada se deixa a não ser pegadas.
Nada se leva a não ser recordações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário