quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CACHOEIRA DA PARIDA (MG)




Alguns lugares são tão bonitos e tão importantes por suas riquezas naturais que deveriam ser transformados em santuário. A Cachoeira da Parida, uma das quedas d´água mais lindas da Serra da Canastra, definitivamente é um desses lugares. Ironicamente essa cachoeira e seus poços de águas cristalinas estão localizados fora do Parque Nacional da Canastra. Mas quem liga para isso? A Parida tem uma beleza natural exuberante, fontes de água mineral, piscinas naturais de águas transparentes, trilhas para caminhadas e uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais. 

A vida ao ar livre e o contato com a natureza selvagem e preservada é o que de melhor a Serra da Canastra oferece. Você pode observar tucanos, tamanduás-bandeira e uma grande quantidade de aves e de animais silvestres. Com alguma sorte é possível avistar até um lobo-guará ou uma onça parda (na parte alta da cachoeira). A riqueza natureza do local realmente impressiona e as cachoeiras são verdadeiras jóias escondidas entre as pedras e a mata. Segundo o Seu Manoel Peres, o proprietário do local, só existem águas com esse nível de transparência em Bonito (MS), na Chapada Diamantina (BA) e na Cachoeira da Parida (MG). As águas são cristalinas 365 dias por ano, mas dependendo da época pode variar um pouco a sua tonalidade.


A Cachoeira da Parida leva esse nome por causa de uma antiga história que conta que uma escrava grávida teria dado a luz ali, na beira do córrego. Como a criança foi parida no local, o apelido pegou e a lenda ficou perpetuada no nome da cachoeira. 


O acesso até o local não é difícil e fica a aproximadamente 75 km do aeroporto da cidade de Araxá. Para quem procura paz, sossego e água pura, é uma ótima pedida. Pelo que li, além da cachoeira da Parida a cidade de Sacramento tem mais de 200 cachoeiras catalogadas.





Diz o Seu Manoel que foi o avô dele quem tirou os índios do local e os levou para o Mato Grosso porque os índios roubavam as plantações da família. Na parte alta da Parida ainda existem algumas pinturas rupestres deixadas pelos índios que habitaram a região no passado. Solitário e apaixonado pela natureza, o Manoel toma conta daquelas terras como ninguém. Contador de histórias, adora pregar uma peça e tem sua casa rodeada de tucanos, canários, maritacas e tamanduás. Diz ele que até discos voadores aparecem por lá. O Seu Manoel só fica bravo quando alguém aparece ali para caçar, pescar ou para colocar som alto. Quem desobedece às regras é colocado pra fora do local e o IBAMA é acionado, afinal o que todos valorizam ali é a integração e comunhão com a natureza. Caçadores, pescadores e bagunceiros não são bem vindos no local.




A Parida fica localizada na borda do Parque Nacional da Serra da Canastra, entre os municípios de Tapira, Sacramento e São Roque de Minas. De um pequeno cânion incrustado nas rochas, brotam duas quedas d´água que formam um grande poço de águas profundas e cristalinas. Ali fica a Cachoeira da Parida. As águas dessa cachoeira serpenteiam pelas pedras e formam uma segunda queda d´água, mais abaixo, que cai em uma segunda piscina, também profunda e de águas verdes, chamada de "Poço do Macaco". O nome vem do formato da pedra que fica do lado esquerdo da queda e que lembra um macaco (embora muitas pessoas digam que enxergam ali uma pedra com forma de urso ou de um tubarão). Já próximo da casa do seu Manoel, o pequeno riacho forma uma piscina natural de águas incrivelmente transparentes que mais para frente deságua no Rio das Velhas que depois se transforma no Rio Araguari e vai até o sul do Brasil. A importância dessas águas é vital não só para a preservação da riquíssima fauna e flora da região, como para todo o Brasil, já que faz parte de uma importante bacia hidrográfica.




Tanto o poço da Cachoeira da Parida quanto o Poço do Macaco são bastante profundos. Algumas pessoas me falaram que ali tem mais de 6 metros de profundidade, e acredito que tenha mesmo. Mas sinceramente, ainda não fiz a medição.






COMO CHEGAR

Você pode chegar à Parida via Sacramento ou pela cidade da Tapira. Eu fui pela Tapira. Saindo de Araxá, peguei o trevo que leva a cidade da Tapira. São 50 km de Araxá até lá. Dali se pega uma estrada de terra que segue mais uns mais 25 km até a Cachoeira da Parida. 


A melhor maneira de ir até a Parida é com um guia especializado. O caminho até lá tem diversas bifurcações e quem não conhece a região pode se perder bem fácil. Com os serviços de um guia especializado você chega mais fácil, mais rápido e ainda recebe informações úteis e interessantes sobre o local.






DICAS



A piscina natural fica bem próxima a casinha do Seu Manoel. È possível chegar de carro até ela sem dificuldade. Ideal para todas as idades.

Para os que procuram a cachoeira, uma pequena trilha leva até o Poço do Macaco, uma pequena queda, de no máximo 3 metros de altura. Essa queda já é bastante proveitosa, mas ainda não é a cachoeira da Parida. Para chegar lá é preciso atravessar esse poço nadando e escalar a pequena queda. Depois é só seguir o curso d´água que serpenteia pelo cânion até chegar na queda maior. O lugar é de uma beleza indescritível. Duas quedas com cerca de 20 metros de altura despejam suas águas num poço de águas cristalinas. A caminhada não é difícil, mas é feita pelas pedras, o que exige bastante das pernas. E para voltar ao poço dos Macacos, o salto de 3 metros de altura é obrigatório. Descer pela cachoeira é bem mais perigoso. Eu diria que esse é um passeio de nível fácil até o poço do macaco e médio até a cachoeira.

Vale a pena levar óculos de mergulho e até nadadeiras. O mergulho ali é de uma visibilidade fora do comum.  Repelente, água, frutas, máquina fotográfica, protetor solar e boné são sempre aconselháveis.

Nunca deixe latas de cerveja, restos de comida ou qualquer tipo lixo no local. Se você procura cachoeiras onde se pode beber e fazer churrasco, a Parida não é o seu lugar.

A água é sempre cristalina e sempre gelada. Embora o gostoso seja sentir a água gelada, uma roupa de neoprene (wetsuit) pode tornar seus mergulhos bem mais duradouros e confortáveis.


As portas da casa do Seu Manoel estão sempre abertas e ele vai convidar você para tomar um café. Ali na fazendinha ele produz e também vende o famoso Queijo da Canastra. Com toda certeza, um dos melhores queijos do Brasil.


Não fique pulando das pedras. Saltar das cachoeiras é sempre uma atividade de grande risco e muitas pessoas ficam em cadeiras de roda por causa disso.

Outra dica importante: evite ir à cachoeira durante a época de chuvas (verão). O risco de encarar uma tromba d´água é grande e como a cachoeira fica em um cânion, não há como fugir. É sempre aconselhável observar o nível da água utilizando uma pedra ou graveto como referência. Se o nível da água subir, mesmo que seja só um pouquinho, saia do local imediatamente. Às vezes chuvas que caem a muitos quilômetros de distância podem triplicar o volume de água na cachoeira em questão de segundos. Fique esperto.





VALOR


Para passar o dia na Cachoeira o Seu Manoel cobra o valor de R$ 10,00 por pessoa.

Aos interessados, lá ele vende o famoso queijo da canastra por R$ 30,00 a peça (aproximadamente 2 kg).



A região é muito procurada por esportistas e por amantes da natureza

Cachoeira da Parida

Mergulho nas piscinas naturais da Parida

A caminhada até a cachoeira é feita através de um canyon. Evite ir em dias nublados e nunca vá em dias de chuva.

Cachoeira da Parida em um dia com bastante água



Detalhes da estrada que leva até a Parida

Na volta da Cachoeira o salto no Poço do Macaco é obrigatório

Seu Manoel Peres em lua lida diária

Ovo caipira, orgânico e fresquinho

A famosa pedra do macaco

Produção do famoso Queijo da Canastra

 A água é tão clara que engana. Parece uma fina lâmina d´água, mas tem um metro de profundidade.

Poço do Macaco

A queda do Poço do Macaco vista de cima


 Dois ângulos da piscina natural da cachoeira da Parida

O autor desse texto, aproveitando a vida.

Não deixe nada além de pegadas;
Não tire nada além de fotos;
Não mate nada além de tempo.
AJUDE A PRESERVAR E A PROTEGER ESSE LUGAR.

Texto, fotos (GoPro) e videos: Dadá Souza

11 comentários:

  1. lindo , da muita vontade de ir nesse paraiso!!

    ResponderExcluir
  2. Estou planejando passar uns dois dias ou mais lá, acampado e fotografando...

    ResponderExcluir
  3. Melhor vídeo q já vi da Serra da Canastra. PARABÉNS. Osmar Jr

    ResponderExcluir
  4. Melhor vídeo q já vi da Serra da Canastra. PARABÉNS. Osmar Jr

    ResponderExcluir
  5. estou planejando passar alguns dias tambem, alguem sabe sobre alguma area de camping?

    se souber entra em contato cmg por favor! 3491968739. Grata!

    ResponderExcluir
  6. Lá tem área de camping sim. Só não sei como estão só valores esse ano.

    ResponderExcluir
  7. Já estive nesse lugar em 2011, realmente é lindo de mais, vale apena acampar nas terras dos seu manuel, comemos uma galinha caipira que to lambendo os dedos até hoje, kkk,

    ResponderExcluir
  8. Sr.Jairo bom dia!!!
    Estou eu fazendo uma busca por uma um lugar que eu, meu marido e filha para acamparmos, próximo onde estamos morando em Uberaba,atualmente, pois somos do Rio, e me deparei com uma foto sua, dessa belíssima cachoeira. E pelo que vi, não fica distanta.
    Você tem como me ajudar me orientando como posso chegar até essa cachoeira?
    Tenho como ir de carro de comum? Tem algum lugar que possamos acampar com segurança?
    O Senhor Manoel tem áreas de camping na propriedade dele?
    Uma curiosidade? No retorno na cachoeira do macaco é obrigatório ter que saltar os 3 metros para seguir adiante?
    Bem quantas perguntas rsrsrs. Espero que me ajude a conhecer mais essa beleza do cerrado.
    Meu email é :marciamsa1601@gmail.com
    Um abraço, Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Também estou morando em Uberaba. A Parida fica a uns 200 km daqui e não é tão longe não. Chegar lá é que é o problema. Eu fiz um mapa uma vez, mas não sei onde ele foi parar. Vou procurar aqui. É possível ir de carro comum e a area de camping fica na beira das piscinas. Seguro por roubo ou algo assim é, se voce der muita sorte irá encontrar alguém por lá rsrsrs Eu teria mais medo é de receber a visita de uma onça parda ou de um bando de javalis ou de porcos do mato, mas o silencio, a tranquilidade e o céu estrelado lá fazem tudo valer a pena. Para ir nas quedas maiores é preciso passar pelo poço do macaco sim. O salto é na volta. .se precisar de mais esclarecimentos dadasouza@hotmail.com ou https://www.facebook.com/js.dadas

      Excluir
  9. O camping é na própria fazendo do Seu Manoel e o valor gira em torno de 25 a 35 reais a diária por pessoa. O paraíso existe e é esse lugar!!!

    ResponderExcluir